O café é a verdadeira preferência nacional. A bebida é a segunda mais consumida no país e até você, sem notar, deve tomar alguns “litrinhos” por ano. Ele está em 98% dos lares, atrás apenas da água. Mas ninguém bebe água pelo seu sabor e propriedades estimulantes, não é mesmo?
O consumo per capita em 2015 foi equivalente a incríveis 81 litros/habitante, segundo a Abic. E mesmo com a crise a expectativa é que o consumo cresça 2,9% neste ano sobre 2016. Já o número de lojas especializadas em café deve crescer 3,2% a.a. até 2019.
Um “pingado” da história do café

A planta de café é originária da Etiópia, onde era parte da vegetação natural, porém seu cultivo se desenvolveu na Península Arábica*, a partir do século XV. Essa é a razão de ter sido denominado Arábica um dos tipos de grãos de café que consumimos (o outro é do tipo Robusta).
O nome café pode ter surgido de Kaffa, região na Etiópia, mas muitos historiadores apontam sua origem na palavra árabe qahwa (qahwah, kaweh e variações) que significaria “força” ou “vigor”. Por ser estimulante e feito de pequenas frutas outra tradução aceita era “vinho”. Daí a bebida ser conhecida inicialmente também como “vinho das Arábias”.

Crescimento “espresso”
Estudo recente realizado pela Euromonitor International com as tendências de consumo no período de 2014 até 2019 aponta que – apesar da queda no consumo fora de casa- houve forte crescimento no consumo de café espresso, especialmente em cafeterias e cafés preparados por baristas.

Outro ponto importante abordado pela pesquisa é o aumento do interesse dos jovens de 16 a 25 anos por cafés, principalmente nas grandes metrópoles, por conta do conceito atraente das novas cafeterias e inovações na categoria. Segundo dados de 2014 dessa mesma pesquisa, 49% dos jovens já tomam café diariamente.
Pompéia, Perdizes e região corroboram tendências
Nos últimos anos surgiram vários estabelecimentos descolados por aqui, que servem os mais variados tipos de cafés: espressos, cappuccinos, pingados, cortados, mocaccinos, lattes, macchiatos…O Comunidade Urbana fez uma lista de 5 lugares com bons cafés que você precisa conhecer. Eleja o seu preferido!

No aconchegante e petit Café, a grande variedade de doces chama a atenção: cheesecake, torta de maçã, amêndoas, tiramisu, brigadeiros gourmet e outras delícias acompanham o bem tirado espresso Barista Gourmet da marca Café do Centro. Latte, cappuccino ou machiatto também combinam com o pão de queijo integral da casa. Uma curiosidade: “Bibi”é o nome da adorável Schnauzer da(primeira) proprietária e o ambiente é pet friendly.
Le Petit Bibi – Rua Caraibas, 463. Tel: 2366-5984. Seg. a sáb. das 10 às 19h.
A simpaticíssima Zô curiosamente tornou-se uma das atrações do lugar, tamanho é o carinho com que trata os trata os clientes que passam por lá. Nesse ambiente acolhedor, destacam-se os pães de fermentação natural e bolos muito gostosos, com jeitinho daqueles feitos em casa, como o de brigadeiro. Tortas tradicionais também marcam presença e fazem par com o bom café espresso ou cappuccino.
Café Dazô – Rua Apinajés, 434. Tel: 3862-2566. Seg. a sáb. das 13 às 20h.

O forte aqui são “as tais das tortas” salgadas, de diferentes tipos e recheios. Sabores tradicionais como frango e espinafre com ricota dividem a preferência com opções criativas como ementhal com damasco e vegarela. Bem projetado, o pequeno ambiente tem uma agradável “varandinha” voltada para a Desembargador do Vale. O bom café espresso Três Corações faz par também com quiches ou tortas doces e, para quem preferir, tem também um gostoso café coado.
Tal da Torta – Rua Desembargador do Vale, 293. Tel:3672-0242. Seg. à sex. de 11 às 20h, sáb. até 18h e domingo até 14h30.
O Café-Bar-Restaurante trabalha com um blend gourmet da Alta Mogiana, com grãos 100% arábica que agrada bastante à clientela. Além de opções inventivas com o grão, como o café correto com Baileys e o capputine(com ovomaltine), a ampla casa tem extenso cardápio de comes e bebes: beirutes e hambúrgueres matam a fome de quem tem pressa e pratos como o filé mignon (em 6 variações) e massas satisfazem quem procura uma refeição completa no almoço ou jantar.
Café Raiz – Rua Cardoso de Almeida, 920. Tel: 3672-2199. Seg. a dom. das 10 às 23h.
Especializada em brigadeiros gourmet, a loja tem uma quantidade tão impressionante de sabores que fica difícil escolher: leite Ninho com Nutella, chocolate belga com paçoca, prestígio, beijinho, Oreo, chocolate belga com nozes, palha italiana, churros, cappucino, doce de leite e muitos outros. E você ainda pode escolher o sabor na hora que o doce será enrolado rapidinho para harmonizar com o seu café!
Delícias da Vó Dulce – Rua Tavares Bastos, 290. Tel: 99229-4429. Seg. à sex. das 11 às 19h e sáb. das 13 às 17h.
O Comunidade Urbana convida você a escolher o seu cantinho preferido pra saborear a bebida sem pressa, que tal? Aproveite mais o seu bairro e curta o seu café!
*Formada pela Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árab es Unidos, Qatar, Kuwait, Omã e Iêmen
1 pensamento em “5 lugares pra tomar um café sem pressa na Pompéia e em Perdizes”