Hoje tem feira livre!?

imagem-feira-iTem sim. Aliás, tem muitas! À exceção de segunda, os demais dias contam com mais de uma centena de feiras livres espalhadas pela nossa cidade. De acordo com a Prefeitura, são no total 871 delas acontecendo de terça a domingo! (Acesse a lista completa delas mais abaixo)

Essas feiras têm história

Há registros que apontam a existência de feiras livres desde 1687.  Mas muito tempo se passou até que elas se estruturassem e chegassem a um formato próximo do atual, o que só ocorreu entre o final do século XVIII e início do século XIX.

imagem-feira-vii

Foi somente em 1914 que o então prefeito Washington Luís criou as denominadas feiras livres. Na verdade, tratou-se mais de uma oficialização do que um projeto novo, porém a data é um marco para o comercio paulistano. A partir de 1915 elas começaram a se organizar, somando 7 por semana e foram crescendo até alcançarem a dimensão de hoje.

Curiosidades das feiras espalhadas pela cidade

Algumas chegam a reunir mais de 180 feirantes, caso da feira da Vila Mara na Zona Leste, considerada a maior da cidade com 224 barracas aos domingos. Na “feira do rolo”, é possível encontrar os produtos tradicionais e também DVDs, capas para celular e até brinquedos. Recomenda-se checar a qualidade e procedência desses artigos (ops!)

Na feira Bosque, na Saúde, destacam-se comidas orientais além de boa variedade de peixes frescos. Os fregueses são predominantemente descendentes de japoneses, que formam uma comunidade numerosa no bairro. Se você gosta de comida japonesa, vale ir lá conferir.

imagem-feira-viii

E para comer os tradicionalíssimos pasteis, vá à feira Sumaré Moderna da Praça Charles Miller nas terças e quintas, onde uma barraca famosa do quitute costuma estar cheia. Aproveite a visita para conhecer o Museu do Futebol, um passeio imperdível para os torcedores de todos os times e de todas as idades!

Não pegue só a xepa da feira!

Se voce quer comprar produtos sempre fresquinhos perto da sua casa aqui nos bairros do Comunidade Urbana (Pompeia, Perdizes e Sumaré) visite:

  • Terça: Feira Alto das Perdizes – Rua Ministro Godoi, 1261
  • Quarta: Feira Alto da Vila Pompeia na Tavares Bastos, 901 e Sumarezinho na Cayowaa, 2008.
  • Quinta: Feira João Ramalho na Rua Aimberê, 401
  • Sexta: Feira Vila Pompeia na Ministro Ferreira Alves, 340
  • Sábado: Feira Alto de Vila Pompeia na Barão do Bananal, 1865
  • Domingo: Feira Heitor Penteado na Rua Oscar Freire, 1850

Caso você queira conhecer pessoalmente as peculiaridades de cada uma das feiras da cidade, acesse a lista completa delas clicando aqui e programe-se!

Para conhecer mais: foi lançado em janeiro deste ano o livro intitulado: 100 Anos de Feiras Livres da Cidade de São Paulo. Pode ser uma boa opção para quem quer saber mais sobre esse tema tão colorido, saboroso e, claro, paulistano!

Portal Comunidade Urbana convida você a prestigiar as feiras livres. Elas são parte da história e cotidiano da nossa querida São Paulo. Visite-as!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *