Ao contrário do PIB, o mercado de cervejas especiais continua em alta no Brasil. Novas marcas chegam aos mercados, vindas das mais diversas partes do pais e do mundo e novos bares e brewpubs são abertos numa velocidade impressionante.
Nesse novo “universo” cervejeiro é mesmo muito fácil se perder. São tantas marcas, “tipos” e estilos que a escolha do que beber tornou-se complexa. Para simplificar a tarefa, que tal conhecer um pouco mais sobre os mais de 150 estilos disponíveis nas prateleiras?
Tipos x Famílias X Estilos de Cerveja
Certo, a cerveja aguada que acompanha(va) o seu churrasco não é Pilsen. Mas quais são as características sensoriais que a diferem de uma verdadeira Pilsen ? E por que aquela cerveja de trigo da Oktoberfest destoa da witbier belga que você bebeu outro dia?
Precisamos conhecer os estilos. E estilos não são tipos* ou famílias de cervejas. As famílias de cervejas são três, de acordo com a espécie de leveduras usadas: Lagers, Ales (as duas grandes e mais importantes) e Cervejas de fermentação espontânea.

Cervejas Ale
- Leveduras Saccharomyces cerevisiae;
- Fermentação entre 14 a 24°C; **
- De alta fermentação (as leveduras tendem a ir para a superfície do tanque de fermentação no final do processo);
- Aromas e sabores mais complexos (frutados e condimentados).

Cervejas Lager
- Leveduras Saccharomyces carlsbergensis(ou Saccharomyces pastorianus);
- Fermentação de 5 a 15°C; **
- De baixa fermentação;
- Aromas e sabores provêm mais do malte e lúpulo.
Cervejas de fermentação espontânea
- Leveduras selvagens (Brettanomyces) e bactérias presentes no ambiente realizam a fermentação;
- Família bem restrita, compreendendo originalmente o Vale do rio Senne que atravessa Bruxelas, na Bélgica.

Beer Association e BJCP
Existem dois grandes “guias” de estilos: o da Brewers Association (BA) e o da Beer Judge Certification Program (BJCP). A BA tem suas raízes nas cervejarias independentes americanas e a BJCP surgiu da união da Associação de Homebrewers americanos com a Associação de Comercio de Cerveja e Vinho.
O guia de estilos da BA é de mais fácil compreensão e costuma ser o mais utilizado como referência didática. Sofre revisões anualmente e na versão de 2016 são listados 152 estilos! Para saber mais clique aqui.
O guia da BJCP de 2015 substituiu o de 2008 é usado em competições internacionais. Os cervejeiros caseiros preferem suas diretrizes bem detalhadas. Assim, se quer virar homebrewer ou virar um jurado de cervejas, leia este material.
Agora a pedida é degustar e comparar com os guias da BA e BJCP. Ou melhor, faça uma degustação às cegas com os amigos e veja quem entende mesmo de cerveja. O perdedor paga a conta!
Para conhecer aqui na região:
- Aimbeer 850 – Rua Aimberê, 850. Tel:3873-5278
- Capitão Barley – Rua Cotoxó, 516. Tel:2609-9476
- Cervejaria Ideal – Rua Ministro Ferreira Alves, 203. Tel:3578-7534
- Vesuvio on Tap – Rua Desembargador do Vale, 824. Tel:3862-6077
* Não recomendo usar “tipos” pois pode ser confundido com estilos. E muitos preferem a classificação em três grupos da BA : Estilos de Lager , Estilos de Ale e Lagers e Ales Hibridas ou Mistas ** As temperaturas ditas ideais para baixa e alta fermentação variam bastante de acordo com o fonte consultada.
Excelente explicação para quem se interessa pelo universo cervejeiro!