O que significa o “Comprar Local” para o seu bairro

A mercearia está há 30 anos naquela mesma esquina; a padaria pertencia ao avô do atual proprietário e continua firme e forte; no seu bar preferido o garçom já traz o seu chope com dois dedos de colarinho sem você ter que pedir…

padariamercado

Nem nos damos conta como os negócios pequenos e locais nos ajudam e são parte fundamental do nosso cotidiano. Mas seu impacto na economia é (muito) bem percebido: segundo dados do SEBRAE, 27% da riqueza nacional vem desse setor. E esses pequenos negócios respondem por mais da metade dos empregos formais no Brasil.

Ao todo são o mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas em todo o país que ajudam a desenvolver o comércio local e a própria comunidade onde estão inseridos, além de 5,3 milhões de microempreendedores individuais. E muitos deles estão aqui no seu bairro.

 COMPRAR LOCAL e seus benefícios 

Ao dar preferencia ao comércio e serviços do seu bairro, uma parte maior do dinheiro gira mais rapidamente, permanece na região e gera mais empregos e oportunidades, além de ajudar a distribuir melhor a renda. E quanto mais gente adota essa pratica, mais os pequenos empreendimentos melhoram seu atendimento, investem e diversificam sua oferta.

Alem das benesses simplesmente econômicas, não se esqueça da confiança que você tem em comprar de alguém que lhe conhece pelo nome e da atenção diferenciada dada por aquele comerciante que lhe atende sempre. Sem falar na comodidade: menos deslocamentos de carro, menos tempo no transito, estresse e menos poluição ambiental.

comercio rotisseria

O que você tem a ganhar com essa ideia:

  • Construção da comunidade: os encontros casuais que ocorrem nos negócios locais e nos espaços públicos ao redor deles constroem relacionamentos e aproximam os membros da comunidade;
  • Fortalecimento da economia local;
  • Criação da “cara” do bairro: a existência (e continuidade) daquele bar, padaria ou restaurante único ajuda o bairro a ter personalidade própria;
  • Ambiente mais saudável: como você se desloca menos, há menos trânsito e poluição;
  • Maior satisfação: o atendimento mais pessoal e a confiança no empreendedor local torna sua experiência de compra mais agradável;
  • Geração de empregos e oportunidades locais;
  • Maior preocupação com a comunidade: negócios pequenos locais se preocupam mais com o ambiente onde estão inseridos pois se sentem parte integrante (e importante) do bairro.

Que tal valorizar o que está perto de você?

Considere comprar, comer, treinar, divertir-se, ir ao dentista ou ao médico próximos de sua casa. É ótimo para você e melhor ainda para a sua comunidade!

A proposta do Portal Comunidade Urbana é trabalharmos para criar uma comunidade engajada, valorizando os negócios locais e colaborando com o crescimento e desenvolvimento dos bairros onde atuamos.

Então siga-nos e descubra mais sobre a COMU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *